NÃO É SÓ O CORPO QUE ENVELHECE

Hoje eu trouxe para vocês uma informação que é bastante importante mas que poucas mulheres sabem e que pode te deixar assustada. Assim como envelhecemos com o passar dos anos e a nossa pele vai perdendo a capacidade de se renovar, com os fios de cabelo também acontece o mesmo processo. Sim! O cabelo também envelhece! 

Vou explicar melhor. O fio de cabelo é composto por milhões de células mortas que são formadas pela proteína chamada queratina. Essa proteína é produzida por outras células chamadas de queratinócitos, e estão no bulbo capilar.

Não precisa se preocupar com todos esses termos técnicos. Você precisa entender que, com o tempo, as células que produzem os fios vão diminuindo seu ritmo natural de renovação. O efeito do tempo oxida as células e com isso atrofiam e reduzem o processo de metabolismo celular, e isso influencia no cabelo, reduzindo a produção.

Nessa fase é comum que os fios tenham mais dificuldades para crescer, ficam finos, fragilizados e caem mais rápido.

A oxidação da célula produtora do cabelo diminui a capacidade de gerar mais queratina e ceramidas e o resultado são fios finos, opacos, áspero e sem elasticidade. A oxidação também é responsável pelos cabelos brancos já que afeta a produção de melanina que é responsável por colorir os fios. Outro fator natural que prejudica a saúde dos fios é a menopausa porque diminui a produção de hormônios que são importantes para o desenvolvimento dos fios.

Depois de uma pequena explicação sobre biologia e células, e como tudo isso impacta diretamente no seu cabelo, vou te contar como algumas atitudes diárias podem ajudar a retardar o envelhecimento dos fios e a protegê-los.

Apesar de ser um efeito natural, alguns fatores externos, como a radiação solar, a poluição e a falta de cuidados com os fios, contribuem para o envelhecimento adiantado do cabelo. E não pense que me esqueci de secadores, chapinhas, babyliss e alisamentos. Sem prevenção e cuidados, o uso desses recursos podem prejudicar a saúde do cabelo.

Para contornar esses problemas e frear o envelhecimento precoce do cabelo, é bom evitar o excesso de química porque ela agride o couro cabeludo tornando-o mais fraco. Se o couro cabeludo está fraco, consequentemente seu cabelo também ficará. Outra dica importante é fazer massagens, estimulando os vasos sanguíneos da cabeça para ajudar na renovação celular.

Outro detalhe que vale ficar atento é utilizar apenas produtos apropriados para cada tipo de cabelo. Com o envelhecimento capilar, os cabelos vão perdendo a capacidade de absorver os nutrientes que devolvem a massa capilar. Então, procure produtos profissionais que garantam o uso de matérias primas de qualidade. Todas as linhas de produtos da Desalfy são feitas com fórmulas estudadas e testadas com muito rigor para oferecer resultados. Conheça mais sobre nossos produtos aqui.

A hidratação é uma das suas maiores armas para combater o envelhecimento precoce do cabelo que, com o passar dos anos, cresce lentamente e têm mais dificuldade em produzir colágeno e elastina, que causa o afinamento e a perda da densidade capilar.

Mantenha a hidratação com máscara profissionais e de marcas confiáveis ao menos uma vez na semana para manter os nutrientes da sua fibra capilar. Para isso, você pode contar com a ajuda das Máscaras da Desalfy. Você já usou alguma?

É importante também observar a sua alimentação. É através dela que seu corpo retira boa parte dos nutrientes que seu cabelo precisa. Procure uma nutricionista para uma readequação alimentar, com uma dieta rica em vitaminas essenciais. Assim, você vai cuidar do seu cabelo, prevenindo o efeito da idade nos fios.

Deixe um comentário